afinal o cinema pode kick-ass


este pode ser, não apenas o futuro dos filmes de super-heróis, mas simplesmente o futuro dos filmes. kick-ass é um comic escrito por Mark Millar e desenhado por John Romita Jr., que ainda não acabou de ser publicado, mas cuja adaptação já começou a ser realizada por Matthew Vaughn. em traços muito largos, conta a história de um miúdo de liceu que, motivado pelas suas leituras, decide tornar-se um vigilante e, após vários incidentes, ganha simultaneamente enorme notoriedade e dois companheiros, bastante mais hardcore do que ele. torna-se conhecido porque alguém o filma com um telemóvel a defender uma pessoa e põe o vídeo no youtube; o próprio herói arranja uma conta no myspace, para que potenciais vítimas o possam contactar. a violência é insana. quem já leu o argumento do filme está, no mínimo, excitado e esta excitação está a propagar-se à velocidade da net. depois do dark knight, para a minha geração, vamos ter o filme que congrega todo um universo para o verdadeiro público-alvo do pós-cinema. porque já não se trata só de comics, é um sentimento geracional de genuína revolução, raiva e vontade de tomar as coisas em mão que aqui encontra uma válvula de escape (lembremo-nos por um breve momento que Millar é o autor de Wanted, a bd que serviu de base ao filme e que vai bastante mais longe, naturalmente). o próprio Millar parece estar vagamente aturdido pela forma como as coisas estão a evoluir e felizmente que tem estado a trabalhar de perto com Vaughn, no sentido de manter a coisa fresh and cool. veja-se o que diz a actriz de 11 anos que faz de hit girl. acredito que esta excitação tenha razão de ser e acredito que o cinema clássico já deu plenamente lugar ao cinema de animação. le roi est mort, vive le roi!