uma sugestão: josé carlos fernandes





"José Carlos Fernandes é o caso mais sério da BD nacional."
retirado daqui.

"A sensação com que se fica é a de que as suas histórias valem por si mesmas; existirem na forma de pranchas ilustradas não passa de uma casualidade. Pode mesmo afirmar-se que em JCF a palavra vem sempre antes do desenho e o ficcionista se sobrepõe ao autor de BD, o que não impede que algumas das suas criações sejam modelos do que a nona arte pode e deve ser. Um exemplo: os seis volumes da celebrada série “A Pior Banda do Mundo”."
retirado daqui.

"Peça por peça, e agradecendo que substituam as notas por notas horríssonas da Banda, José Carlos Fernandes vai-nos ofertando cada nova história como se fosse a promessa de um final cabal e cheio de sentido, porém que cada vez mais nos afasta de um suposto centro, que nos fizesse sentir seguros. Quer narrativa quer existencialmente."
retirado daqui.

"Seductor malgrat la seva discreció, és un espectacle de la confirguración d'un mon irreal o multirreal, de la conjunció de la paraula i de la imatge per establir noves coordenades per a les activitats del humans, de la lúdica confusió entre exterior e interior, entre constatació física y recreació." (Avui )

"Intente imaginarse un brainstorming entre Kafka, Beckett, Borges, Calvino e Auster que fuera filmado en directo por David Lynch e inmortalizado por Magritte. Si lo consigue piense que antes estuvo ahí JCF como responsable de El Quiosco de la utopia, un fascinante cómic (...)." (Qué Leer #72)
referidas aqui.

além disto tudo, é simpático, percebe (e gosta) a sério de música e dá alguns dos melhores autógrafos do mundo.

Sem comentários: