Gary Gygax - attacking the darkness













gary gygax foi um dos realizadores da minha vida. o que o tornou especial foi o facto de, ao ter imaginado (com Dave Arnelson) o Dungeons&Dragons, ter inventado um tipo de filmes onde eu podia entrar como actor. ou como co-argumentista. e mesmo como co-realizador. o senhor inventou os primeiros filmes open-source. a sensação única de estar à volta de uma mesa armado de lápis, papel e imaginação a ver desenrolar à minha volta uma história onde eu próprio sou uma das personagens principais (e portanto posso contribuir para o seu desenlace) é uma das definições de "excitação febril" do meu vocabulário lúdico. para mim, os jogos de personagem (mais conhecidos como role-playing games, antes de terem sido transpostos para aqui) consistem na forma mais pura de jogar - estamos em grupo (mas agimos individualmente), agimos e reagimos em tempo real (com a vantagem de se notarem os efeitos nos outros jogadores e no mestre de jogo), não há vencedores nem vencidos no sentido tradicional (apenas o cumprimento - ou não - de objectivos), a nossa iniciativa ou imaginação podem a certa altura ultrapassar a do narrador/controlador/criador da aventura (obrigando-o a, em tempo real, se adaptar à inteligência - ou burrice sem nome - dos jogadores), faz-nos ler com gosto (o jogo depende do embrenhar mais ou menos profundo em mundos imaginários tão minuciosos como o código de processo civil), torna-nos criadores de personagens a sério (com uma ligação emocional muito real), faz-nos questionar a nós próprios (sempre importante) e sobretudo torna cada sessão inesquecível (mesmo que se arrastem durante meses - ou anos).

agora que o mestre de todos os jogos nos deixou, vejam as notícias aqui, ou aqui, ou aqui; mais sobre ele aqui e aqui (longo); mais sobre rpg aqui .

Para os realmente curiosos (ou vagamente nostálgicos), aqui fica uma sessão, huh, típica de D&D.



por fim, para perceberem melhor a relevância do mestre, em especial na net, este excerto do artigo do economist:

"Today's world is a nerd's world, and Mr Gygax did much to shape it. Blockbuster fantasy films like “The Lord of the Rings” are produced and directed by people who grew up with the game. Computer games are part of mainstream culture; “World of Warcraft”, an internet-based D&D clone, boasts 10m subscribers. Many of the people who built the internet (and their fortunes) spent their childhoods playing the game. The entry for D&D on Wikipedia is twice the length of the article on Proust."

`nuff said.

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