meta-autoria


acaba de ser lançada online uma publicação algo peculiar dedicada à poesia, chamada Issue 1. trata-se, aparentemente, de uma antologia de 3164 poetas. está sob a forma de um pdf com 3785 páginas.
o pormenor a notar é que os supostos autores não reconhecem o trabalho publicado como seu. quem consta da lista não escreveu o texto que lhe é atribuído na obra (ver comentários no respectivo site). mmh. por enquanto não se sabe ao certo se se trata de uma piada, de um erro ou de uma experiência (o mais provável). mas independentemente do que se venha a concluir, se alguma vez se vier (e há muitas pessoas chateadas), ela já é uma experiência e já deu origem a textos interessantes como este, cujo autor foi incluído (sem ter escrito nada) e que agora se sente tentado a acrescentar o "seu" poema ao CV.
"In short, Issue 1 makes sense to me as a conceptual art project precisely to the extent that it marks the utter banalization, routinization, and digitization of any sort of conceptualism and experimentalism in art, and of all supposedly “avant-garde” gestures."
por isso, já valeu a pena. como acto artístico, está feito e conseguido. outras considerações seguem dentro de momentos.